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Para reconhecer as contribuições e conquistas dos seus funcionários, as empresas frequentemente os recompensam com premiações corporativas. Elas podem vir em forma de troféu ou certificado, o que estimula a equipe, encorajando o desenvolvimento profissional e demonstrando apreciação por um trabalho bem-feito. As premiações corporativas podem ser distribuídas durante uma cerimônia especial, no final do ano fiscal ou do trimestre, ou para celebrar um projeto de sucesso. Esses prêmios podem também ser dados a empresas pelo desempenho total ou iniciativas bem-sucedidas tomadas por toda a organização.
O objetivo principal de uma premiação corporativa é expressar o reconhecimento ou demonstrar que a empresa valoriza o trabalho dos funcionários, sócios ou a lealdade do consumidor. Aos empregados, as empresas dão prêmios para comemorar a estabilidade ou tempo de serviço na empresa. É comum que as organizações expressem seu reconhecimento com placas e prêmios aos empregados com 10, 20 ou mesmo 30 anos de serviço. Outros prêmios são dados a trabalhadores que transcendem o perfil do cargo.
De modo geral, esses prêmios são distribuídos em uma cerimônia formal ou um evento durante o qual funcionários ou sócios são reconhecidos por suas notáveis contribuições e conquistas. As principais publicações de notícias e associações profissionais também reconhecem as conquistas das empresas nas áreas de responsabilidade ambiental, serviço à comunidade, práticas de trabalho e ética empresarial.
As premiações corporativas vêm em uma grande variedade de moldes, tamanhos e formas. A premiação da empresa pode ser tão simples quanto uma carta de agradecimento, ou tão sofisticada quanto um carro ou uma televisão de tela plana. As premiações corporativas também vêm em forma de broches, placas, ações da empresa ou reconhecimento em boletins informativos. Eles podem ser entregues como bonificações monetárias ou premiações financeiras; contudo, o tipo de prêmio também depende do destinatário da premiação. Por exemplo, funcionários, bem como empresas, consumidores, sócios e organizações sem fins lucrativos podem receber premiações corporativas. Assim, uma premiação corporativa dada a consumidores pode ser criada para demonstrar gratidão por seus negócios como um prêmio por ganhar uma concorrência.
As premiações corporativas são importantes porque estimulam a produtividade no trabalho, bem como constroem relações com consumidores e organizações industriais. Elas também estabelecem executivos e organizações como líderes em seus respectivos campos. Enquanto as premiações corporativas dadas às empresas pela mídia e associações profissionais encorajam práticas de ética empresarial ou inovação tecnológica, as premiações a empregados estimulam o trabalho em equipe, ressaltam o desempenho individual e reconhecem a lealdade do funcionário. Um programa de reconhecimento de funcionários estabelecido e bem-sucedido também abre canais de comunicação e constrói a confiança dentro da organização.
A Society for Human Resource Management (Sociedade de Gestão de Recursos Humanos) sugere que as empresas com programas de premiação estabeleçam previamente critérios de elegibilidade no processo. Esclarecer por que certos empregados foram indicados e outros não evita confusões e mal-entendidos. Outras considerações incluem localizar líderes de projetos e responsáveis pela tomada de decisões que conduzirão os programas de premiações corporativas e estabelecerão um calendário para o processo de avaliação. Por exemplo, quanto mais significante e elaborado for o prêmio, mais tempo os juízes necessitarão para receber as indicações, revisar as submissões e tomar a decisão final.
Fonte:http://www.ehow.com.br/importancia-premiacao-corporativa-info_117666/